Alimentos Saudáveis

Seja forte. Seja saudável. Seja ativo

Conferência “Whey protein e atividade física no idoso” - GANEPAO 2020

Clique aqui e assista agora à conferência realizada no GANEPAO 2020, apresentada por Hellen Nabuco, Nutricionista e Doutora em Educação Física. A sessão entitulada “Whey protein e atividade física no idoso - Impacto na composição corporal, função muscular e marcadores cardiometabólicos", detalha o estudo científico e os efeitos da suplementação com a nossa proteína hidrolisada Lacprodan® HYDRO.Rebuild.

Vivendo por mais tempo
Um maior conhecimento sobre saúde e doenças em conjunto com avanços na tecnologia médica está, mais do que nunca, ajudando as pessoas a viver por mais tempo. O envelhecimento da população é um fenômeno global e o número de pessoas com mais de 60 anos está aumentando em uma escala sem precedentes. 

Melhore a saúde muscular
O envelhecimento traz consigo muitas mudanças no estado da saúde, um deles sendo sarcopenia – um declínio natural em massa e função muscular. A sarcopenia pode ter efeitos devastadores na mobilidade, qualidade de vida em geral e expectativa de vida.

Felizmente, as pessoas podem retardar a sarcopenia ao consumir proteína do soro de leite e fazer exercícios regularmente.

De fato, três ensaios clínicos separados em humanos 123 mostram que nossa proteína hidrolisada do soro de leite Lacprodan® HYDRO.Rebuild, pode ajudar a combater a sarcopenia em mulheres idosas e treinadas em resistência.

Os ensaios documentaram melhorias significativas na saúde das mulheres que consumiram whey protein, incluindo:

  • Maior massa muscular
  • Melhor força muscular
  • Melhor mobilidade
  • Cintura mais fina 
  • Gordura corporal reduzida

O que torna o soro de leite tão especial? A proteína do soro de leite é superior a outras fontes de proteína para síntese muscular em idosos567. Isto é devido a seu teor mais elevado de leucina e rápida taxa de absorção. Além disso, ela fornece todos os aminoácidos essenciais (EAAs) em uma forma que é altamente acessível.

Qualidade sobre quantidade

Todos nós já ouvimos a expressão “qualidade sobre quantidade” e isto é certamente verdade com proteína. A qualidade da proteína é medida usando o índice de aminoácidos indispensáveis digeríveis (DIAAS), que reflete o teor de aminoácidos de uma proteína e sua biodisponibilidade para humanos. Um índice de um ou mais significa que a fonte nutricional de proteína fornece uma forma altamente disponível e digerível de todos os aminoácidos que são indispensáveis ao corpo humano (os EAAs).

A qualidade da proteína pode também ser medida pelo índice de aminoácidos corrigido pela digestibilidade de proteínas (PDCAAS). Neste caso, o maior índice possível é 1.0. Uma fonte de proteína com um índice de 1.0 oferece 100% ou mais dos EAAs por unidade de proteína de acordo com as necessidades humanas.

Estes índices mostram que o soro de leite oferece mais proteína de qualidade quando comparado com outras fontes nutricionais comuns de proteína.8

Seja forte. Seja saudável. Seja ativo. 

Lacprodan® HYDRO.Rebuild oferece a superioridade do soro de leite com os benefícios reconhecidos da proteína hidrolisada do soro de leite. É ideal para uso em aplicações em pó, possibilitando servir proteína de rápida ação em forma de shake em pó para idosos que querem curtir uma vida ativa por mais tempo. O produto é delicioso também!

Produzido na Dinamarca, este ingrediente 100% de proteína do soro de leite com baixo teor de gordura, Lacprodan® HYDRO.Rebuild, tem um alto teor de EAAs e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Ele é derivado de vacas alimentadas a pasto * e é Halal e Kosher.

Benefícios:

  • Rico em proteína
  • Baixo teor de gordura
  • Baixo teor de lactose
  • Sem açúcar
  • Fácil de dissolver

Entre enquanto está aquecido
Com a previsão de que a população idosa vai disparar e um número crescente de lançamentos de produtos de proteína do soro de leite, uma oportunidade única te espera. Você pode ser uma das primeiras empresas a oferecer uma formulação de shake que ajudará os idosos a viver uma vida mais forte, saudável e ativa.

A formulação também pode ser suplementada com Capolac® – nosso concentrado mineral de leite que fornece suporte para a saúde óssea e promove um peso saudável. Saiba mais aqui.


1. Durante períodos de redução do crescimento de pasto e valor nutricional da pastagem, nossos fazendeiros podem dar aos animais uma ração suplementar baseada em folhagens como silagem ou feno.

2. A nutrição de nossas vacas também pode incluir a alimentação incidental de grãos, que pode ocorrer para garantir o bem-estar dos animais. O rebanho só pode ser alimentado com ração que cumpre com os requisitos legais relevantes.

3. Nós acreditamos que os pontos mencionados acima são totalmente consistentes com as definições de Alimentação por Pastagem/Forragem do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).


1. United Nations Population Fund, UNFPA (Asia & The Pacific) 

2. Junior PS, Ribeiro AS, Nabuco HCG, et al. Effects of Whey Protein Supplementation. Associated With Resistance Training on Muscular Strength, Hypertrophy and Muscle Quality in Pre-Conditioned Older Women. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2017;(January):1-27. doi:10.1123/ijsnem.2017-0253. 

3. Nabuco HCG, Tomeleri CM, Sugihara Junior P, et al. Effects of whey protein supplementation pre- or post-resistance training on muscle mass, muscular strength, and functional capacity in pre-conditioned older women: A randomized clinical trial. Nutrients. 2018;10(5):1-14. doi:10.3390/nu10050563. 

4. Silva AM, Barbosa DS, Fernandes RR, et al. Effects of Protein Intake Beyond Habitual. Intakes Associated With Resistance Training on Metabolic Syndrome- Related Parameters, Isokinetic Strength and Body Composition in Older Women. J Aging Phys Act. 2019:1-25. doi:10.1123/japa.2018-0370. 

5. Pennings B, Boirie Y, Senden JMG, Gijsen AP, Kuipers H, van Loon LJC. Whey protein stimulates postprandial muscle protein accretion more effectively than do casein and casein hydrolysate in older men. Am J Clin Nutr. 2011;93(5):997-1005. doi:10.3945/ajcn.110.008102 

6. Antonione  R. et al. J. Nutr. 2008 138: 2212–2216 

7. Yang Y, Churchward-Venne T a, Burd N a, Breen L, Tarnopolsky M a, Phillips SM. Myofibrillar protein synthesis following ingestion of soy protein isolate at rest and after resistance exercise in elderly men. Nutr Metab (Lond). 2012;9(1):57. doi:10.1186/1743-7075-9-57 

8. Mathai JK, Liu Y, Stein HH. Values for digestible indispensable amino acid scores (DIAAS) for some dairy and plant proteins may better describe protein quality than values calculated using the concept for protein digestibility-corrected amino acid scores (PDCAAS). Br J Nutr. 2017;117(4):490-499. doi:10.1017/S0007114517000125. Rutherfurd SM, Fanning AC, Miller BJ, Moughan PJ. Protein Digestibility-Corrected Amino Acid Scores and Digestible Indispensable Amino Acid Scores Differentially Describe Protein Quality in Growing Male Rats. J Nutr. 2015;145(2):372-379. doi:10.3945/jn.114.195438. Bindari YR, Lærke HN, Nørgaard JV. Standardized ileal digestibility and digestible indispensable amino acid score of porcine and bovine hydrolyzates in pigs. J Sci Food Agric. 2018;98(6):2131-2137. doi:10.1002/jsfa.8697 

9. Innova Market Insights 

10. QianZhan Industry Research Institute, China